top of page

A CIDADE SEDE DO EVENTO E INSTITUIÇÃO PROMOTORA

 

Campina Grande     

    Localizada a 123 km da capital paraibana, Campina Grande é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste e o maior polo tecnológico da América Latina, segundo dados da revista norte-americana Newsweek. A cidade também já foi a segunda principal exportadora de algodão no mundo, em uma época na qual esse produto era o ouro branco da região.

      A 550 metros acima do nível do mar, a cidade beneficia-se de temperaturas moderadas e uma ótima ventilação, o que proporciona o clima agradável em todos os meses do ano. A temperatura média anual fica em torno de 22 °C, chegando a 32 ° C em dias quentes e 16 ° C nas noites mais frios do ano.

      A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João que acontecem durante todo o mês de junho, o Encontro da Nova Consciência - um encontro ecumênico realizado durante o carnaval - além do Festival de Inverno e outras dezenas de eventos.

    Campina Grande, também chamada de Rainha da Borborema, por ser uma das cidades importantes localizada no Planalto da Borborema, foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.

   Campina Grande também está entre as cinco cidades que possuem a maior concentração do PIB paraibano, representando 14,2% de participação total das riquezas produzidas no Estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são referentes ao ano de 2012.

      Uma evidência do desenvolvimento da cidade, nos últimos tempos, é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil; única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país.

        Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, contendo cerca de 16 universidades, sendo três delas públicas. Assim, proporcionalmente, é a cidade com mais universidades no Brasil. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico. (Fonte: Wikipedia)

 

São João de Campina Grande 2015: "O Maior São João do Mundo"

 

         No mês de junho e Julho a cidade fica tomada de turistas que chegam de todas as partes do Brasil e do mundo. Campina Grande é a Capital do forró da Paraíba, possui uma população de aproximadamente 384.000 habitantes e esta localizada a 120 km de João Pessoa/PB.

         "O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO" acontece em um local da cidade chamado PARQUE DO POVO. Trata-se de uma grande área no centro da cidade aberta de 42 mil e 500 metros quadrados, onde em 30 dias, os forrozeiros podem dançar mais de 500 horas do autêntico "forró pé de serra". Nesta época do ano o Parque do Povo é totalmente decorado com, bandeirolas, balões e uma imensa fogueira.

         No Parque do Povo, existe uma cidade cenográfica com várias replicas de prédios históricos da cidade. Onde o turista pode encontrar a VILA NOVA DA RAINHA, que foi o primeiro nome da cidade com casinhas, uma capela e um coreto onde são comercializados artesanatos confeccionados a partir da madeira, estopa, bucha vegetal, sisal, barro, couro ou tecido.

          No local também são instaladas ilhas para dançar o autentico forró pé de serra, mais de duzentas barracas, pavilhões e quiosques para apreciar pratos típicos tais como buchada de bode, cuscuz com carne guisada, pamonha, pé de moleque, purê de macaxeira, tapioca, canjica, bolo de milho e outras iguarias.

         Também existe a pirâmide do parque do povo, com apresentações de quadrilhas juninas e um imenso palco armado para shows de grandes atrações.

          Para desfrutar de toda essa estrutura, não é cobrado taxa de entrada o acesso é gratuito. Conheça o Maior São João do Mundo na cidade de Campina Grande! (Fonte: saojoaodecampina.com.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Universidade Estadual da Paraíba

       

       Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma universidade pública brasileira, com sede em Campina Grande na Paraíba, e com campi nas cidades de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Patos, Monteiro e Araruna.

     Fundada pela Lei Municipal nº 23 de 15 de março de 1966, como Universidade Regional do Nordeste (URNe), funcionou inicialmente como autarquia municipal de Campina Grande. Em 11 de outubro de 1987 pela Lei nº 4.977, sancionada pelo então governador Tarcísio Burity, a URNe foi estadualizada tornando-se na Universidade Estadual da Paraíba.

       Também faz parte da universidade o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que vai acolher trabalhos dos mais talentosos artistas paraibanos.

        O campus I está localizado na cidade de Campina Grande. O campus leva o nome do economista Edvaldo de Souza do Ó, um dos fundadores da Instituição. Em julho de 1966, Edvaldo do Ó foi eleito vice-reitor e mais tarde assumiu a reitoria da Universidade Regional do Nordeste, que veio se tornar UEPB e exerceu o reitorado até 10 de abril de 1969. O campus I é a sede da Reitoria e da Administração Central da UEPB, onde funcionam suas pró-reitorias e principais coordenações. Abriga cinco centros: CCBS, CCT, CCSA, CCJ e CEDUC. (Fonte: Wikipedia)

bottom of page